terça-feira, 14 de agosto de 2012

Vitimas e Violência

Nada como a realidade para nos fazer assentar os pés no chão.
Hoje liguei à minha 1ª sogra e fiquei abismada com o desânimo em que a encontrei e tudo o que me contou. Percebi que o meu ex-marido utiliza agora com a mãe (e a irmã) as mesmas "táticas" que utilizava comigo:
- vitimização
- chantagem
- agressão pura (até agora verbal)
- desrespeito total
e tantas outras coisas
Viúva e muito sozinha, ela cede, como eu cedi muito mais nova, empregada e com um curso superior.
As vítimas cedem porque acreditam que cedendo se acalma a besta. Mas na verdade só se alimenta a besta. Já lhe mostraste que cedes e por isso que vais ceder mais. O que for preciso para ter essa aparência de paz. Essa sub-coisa a que chamamos paz.
E a vida só muda de duas maneiras: ou a vítima muda ou um dos dois morre.
Eu mudei. E por isso sou eternamente grata ao pai da Sara.
Por me mostrar tão certeiramente que a vida é muito mais e que só eu tenho o poder de mudar a minha vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário