quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O que significa educar? (II)

Educar e amar deviam conjugar-se no mesmo verbo.

Amar os meus filhos é-me fácil. Ajudá-los a crescer, apoiá-los, ampará-los também flui bem

Para mim, o difícil vem depois.

Dizer NÃO. Traçar o limite. Dizer: Eu sou a mãe e por isso....

Dizem que é necessário. Que é essencial. Que é amor.

Mas a mim parece-me tão, tão difícil. Tenho tantas dúvidas. Por vezes, estou tão cansada que simplesmente não consigo.

É que os miúdos têm uma energia inabalável. Quase inesgotável.

Têm a força da vida no corpo todo.

Mas precisamos estar no mundo. Respeitar o outro. Entender o outro. Dançar. Interagir. Sei lá.

Como vou ensinar isto aos meus filhos, se eu mesma tenho tantas dúvidas?

Comer com os talheres ainda vá lá, mas a complexidade imensa das relações humanas?

Sem comentários:

Enviar um comentário